“Não procure a agulha no palheiro. Compre o palheiro todo.”
John C. Bogle, The Little Book of Common Sense Investing.
John Bogle, o fundador da Vanguard e pai dos fundos índice.
O investidor e filantropo John Clifton “Jack” Bogle é mundialmente reconhecido por ter fundado, em 1975, a gestora de fundos de investimento norte-americana Vanguard, e por ter concebido o primeiro fundo de replicação de índice. Bogle estudou Economia na Universidade de Princeton, especializando-se em fundos de investimento , e desde cedo demonstrou uma forte inclinação para os princípios da gestão indexada sobre os quais construiu mais tarde o Vanguard Group.
Bogle considerava que seria virtualmente impossível para um investidor conseguir bater o mercado consistentemente, e que os potenciais ganhos obtidos são normalmente diluídos pela pesada estrutura de custos associada à seleção dos títulos – número de transações – resultando numa rendibilidade inferior à média. Com base neste princípio, concebeu o primeiro fundo índice. , permitindo aos seus investidores aceder a todo o mercado de uma forma simples, integral e com custos extremamente competitivos.
Poucas transações e custos baixos – os pilares da gestão indexada.
Vamos então clarificar os conceitos de gestão indexada e fundos índice dado serem fundamentais para entender esta filosofia de gestão de carteiras. O investimento de gestão indexada consiste no investimento em carteiras que necessitem de poucas transações – buy-and-hold, apenas com rebalanceamentos (ou ajustes) ocasionais – de modo a reduzir drasticamente os custos associados ao investimento, melhorando assim a rendibilidade.
Os custos são muitas vezes ignorados, mas o seu poder de destruição de valor deve ser sempre tido em conta. Em seguida apresentamos um exemplo de um investimento de 30 anos com uma rendibilidade anual bruta de 10% feito através de 2 diferentes fundos de investimento: um fundo de gestão indexada (com um custo de 0,2% por ano) e um fundo de gestão ativa (com um custo de 1% por ano).
Apesar de anualmente a diferença de custos entre os dois fundos ser de apenas 0,8%, ao fim de 30 anos essa mesma diferença capitaliza ao ponto de representar mais de 3 vezes o valor inicialmente investido.
É precisamente nos custos radicalmente baixos que reside a grande vantagem da gestão indexada, e os de fundos índice são a base desta filosofia de investimento. Os investidores que comprem unidades de participação nestes fundos estão, de facto, a investir em todos os ativos de um índice.
Para além disso, os fundos índice gerem-se praticamente sozinhos, porque não é necessária qualquer seleção de ativos individuais – a entidade gestora apenas necessita de assegurar que as proporções na sua carteira equivalem ao índice que replicam. É desta simplicidade que provêm os baixos custos em comparação com fundos de investimento mais tradicionais com uma gestão mais ativa.
Practice what you preach – Gestão indexada na Dolat Capital
Na Dolat Capital , acreditamos com convicção que a gestão indexada através do investimento em fundos índice é a melhor maneira de investir o seu dinheiro. Os princípios brilhantemente resumidos por John Bogle no seu livro The Little Book of Common Sense Investing estão na base da nossa cultura e acompanham sempre os planos de investimento que aconselhamos aos nossos clientes. Para o ajudar a entender porquê, propomos que observe o seguinte gráfico:
Como pode observar no gráfico , num horizonte temporal de 5 anos, aproximadamente 80% dos fundos de gestão ativa nos EUA e na Europa tiveram um desempenho inferior à rendibilidade do mercado, e mesmo considerando outras regiões, os valores nunca são inferiores a 70% (no Japão) e chegam até a valores próximos dos 90% (no México).
A conclusão? Encontrar um fundo de gestão ativa que consiga consistentemente bater a desempenho do mercado é, efetivamente, tão difícil como encontrar uma agulha num palheiro – isto não significa que as agulhas não existam, apenas que são uma pequena fração no universo dos fundos de investimento comercializados.
7 dicas de investimento de John Bogle
Para concluir, deixamos aqui 7 curtas dicas de investimento de John Bogle, adaptadas de um artigo escrito pelo economista para o CFA Institute: