O que é um robo-advisor?
De uma maneira simples, um robo-advisor é um consultor para investimentos digital que utiliza a tecnologia para simplificar todo o processo de gestão das poupanças dos seus clientes. Os robo-advisors prestam planeamento financeiro automatizado e baseado em algoritmos, mas com uma supervisão humana ativa. Um robo-advisor típico recolhe primeiro informações do cliente sobre a sua situação financeira e objetivos, definindo um perfil de risco, e utilizando posteriormente essa informação para aconselhar e investir as poupanças dos seus clientes.
Enquanto um consultor para investimentos tradicional utiliza naturalmente ferramentas tradicionais para o ajudar nas suas decisões, os robo-advisors como aquele que a Dolat Capital possui recorrem à tecnologia para prestar aconselhamento financeiro a baixo custo através de utilização de plataformas muti-canal, como o website e aplicativos móveis.
Entender os Robo-advisors
O primeiro robo-advisor foi desenvolvido pela empresa americana Betterment, em 2008. O objetivo era oferecer aos seus clientes uma plataforma simples onde pudessem investir o seu dinheiro de uma forma passiva (buy-and-hold – “comprar e deixar”) adequada ao perfil de cada um. A tecnologia automatizada de alocação dos investimentos não era nenhuma novidade na altura – na verdade, existia desde 2000 – mas o seu uso estava reservado a profissionais, o que fazia com que os clientes tivessem de recorrer a consultores financeiros para poderem beneficiar desta inovação. Através da Dolat Capital, pode usufruir destas tecnologias sem ter de pagar as elevadas comissões tipicamente cobradas por consultores tradicionais e beneficiar da simplicidade e eficiência de uma plataforma digital. Assim, Investir nunca foi tão fácil.
Os robo-advisors atuais inovaram por completo a prestação de serviços de consultoria para investimento, indo ao encontro das necessidades naturais de clientes a nível global. Após uma década de desenvolvimento e beneficiando dos avanços na tecnologia, estes são cada vez mais capazes de lidar com tarefas mais sofisticadas. Como consequência, a indústria experienciou um crescimento explosivo:
Sim. Leu bem. Em 2017, os robo-advisors eram responsáveis pela gestão de aproximadamente 264 mil milhões de euros a nível global. Em 3 anos, o número mais do que triplicou, estando hoje próximo dos 875 mil milhões de euros a nível global. Para ter um termo de comparação, o produto interno bruto português (PIB) em 2019 foi de 212 mil milhões de euros – ¼ do montante atualmente gerido por robo-advisors.
O futuro destes consultores inteligentes é promissor, e a constante inovação permitirá uma gestão cada vez mais eficaz dos investimentos a custos cada vez mais baixos.