Já ouviu falar na diversificação? É um dos tópicos fundamentais para a composição de uma carteira de investimentos bem desenhada, e é uma das primeiras matérias que qualquer profissional na área dos investimentos aprende na sua formação. Maiores níveis de diversificação permitem incorrer menos risco para o nível de rendibilidade que procura obter dos seus investimentos. Na Dolat Capital, construímos cuidadosamente as teses de investimento que recomendamos aos nossos clientes para obter um nível ideal de diversificação. É um dos princípios que guiam a nossa filosofia de investimentos.
Porque é importante a diversificação?
É importante analisarmos este conceito com atenção.
O objetivo da maioria dos investidores é conseguir construir uma carteira que tente maximizar a rendibilidade e que, simultaneamente, procure obter o mínimo de volatilidade associada. A maioria dos ativos, como ações ou obrigações, variam de preço ao longo do tempo. No entanto, nem todos os ativos variam de preço ao mesmo tempo nem na mesma escala ou direção.
Posto de outra maneira, enquanto investidor, é inevitável estar exposto a um certo nível de volatilidade (ou risco), mas se fizer uma seleção adequada, pode conseguir reduzir os níveis de volatilidade da sua carteira, mantendo, no entanto, a rendibilidade. Isto é possível quando os preços dos ativos da sua carteira, quando considerados individualmente, variam em direções opostas. Considere o seguinte exemplo de um portfólio simples composto por apenas duas ações – Ativo A e Ativo B, em proporções iguais.
Como é possível observar no gráfico, o valor da carteira é mais estável do que o dos ativos que o constituem.
Em rigor, o risco de uma carteira nunca pode superar o risco do seu ativo mais volátil, assim a diversificação tem seguramente um efeito favorável no desempenho global da sua carteira.
Para o ajudar a visualizar, fizemos a seguinte simulação:
O exemplo anterior demonstra que, à medida que aumenta o número de ativos no seu portfolio de investimentos, a volatilidade do portfolio diminui, mesmo quando cada ativo independente apresenta o mesmo nível de volatilidade (12%, no exemplo).
Extrema diversificação e simplicidade são os pilares das nossas carteiras.
Na Dolat Capital, os instrumentos financeiros que propomos aos nossos clientes são cuidadosamente selecionados pela sua simplicidade e nº de ativos diferentes que a compõem. Procuramos ETFs com máxima exposição geográfica e setorial de modo a minimizar o risco da sua carteira, permitindo-lhe ter acesso a um desempenho mais estável e mais consistente no longo-prazo.