Fique a conhecer por dentro os fundos índice

Dolat Capital Artigos Fique a conhecer por dentro os fundos índice

Fundos índice: a forma mais simples de investir no mercado.

Foi John C. Bogle quem, em busca de uma forma eficiente de investir em todo o mercado, concebeu o primeiro fundo índice – uma categoria de instrumentos financeiros que replicam a rendibilidade não de um ativo, nem de 2, nem de 10, mas sim de um índice inteiro. Um fundo índice apresenta um nível de diversificação que um investidor não profissional dificilmente conseguiria reproduzir de outra forma, com a simplicidade de ter de investir apenas num único instrumento financeiro e poder deixar a gestão, neste caso passiva, a cargo da sociedade gestora.

Como funciona um fundo índice?

Como funcionam então estes fundos?  Vejamos o seguinte exemplo de um dos mais populares fundos desta categoria, o Vanguard S&P 500 ETF, que como o nome indica, replica o famoso índice S&P 500, que é composto pelas 500 maiores empresas cotadas nas bolsas americanas.

De uma forma simplificada, uma entidade gestora de fundos como a Vanguard ou a sua maior concorrente, Blackrock, criam um fundo de investimento – neste caso, Vanguard S&P 500 ETF – que detém em carteira ações das 500 empresas que fazem parte do índice, nas proporções adequadas de acordo com o seu valor de mercado, tal e qual como no índice . Deste modo, quando um investidor pretende investir no índice S&P 500, alternativamente a investir em 500 títulos, individualmente e suportar os custos de todas as transações, pode simplesmente, comprar uma (ou várias) unidade de participação no fundo Vanguard S&P 500 ETF e terá em carteira uma réplica do índice.

Ao adquirir uma unidade de participação num fundo índice, o investidor está na verdade a comprar uma fração de todos os ativos que esse fundo tem em carteira. Para além da diversificação proporcionada por estes fundos, uma outra vantagem é permitir aos pequenos investidores a possibilidade de investirem numa carteira à qual, de outro modo não teriam acesso. Vejamos o seguinte exemplo: imagine um investidor que tem 1,000€ em poupanças e deseja investir no S&P500. Se não recorrer a um fundo índice não terá essa possibilidade sem pedir um empréstimo, porque uma só ação da Amazon, que representa à volta dos 4% do valor total do índice, custa aproximadamente 2,675$. Mas se optar por investir no Vanguard S&P 500 ETF, com pouco mais de 50€ conseguiria adquirir uma unidade de participação e desfrutar de todo o desempenho do índice.

Na Dolat Capital apenas recomendamos fundos índice

Segundo diversos estudos estatísticos, em regra, investir de forma ativa comporta um maior nível de risco e apresenta uma rendibilidade inferior em comparação com a gestão indexada.

Os planos de investimento que recomendamos aos nossos clientes são compostos apenas por ETFs (fundos índice cotados em bolsa) e a proporção entre ações/obrigações é personalizada e depende do perfil de risco de cada cliente. Faça já o seu teste e comece a investir aqui.

LinkedIn
Twitter
Facebook
WhatsApp