Nos primeiros 5 meses de 2023, o índice S&P500 apresentou um desempenho notavelmente positivo, com um crescimento de 8,86%. Mas o que dizem os dados históricos?
Ao analisarmos os últimos 80 anos, é evidente que em muitos desses anos as rendibilidades nos primeiros cinco meses ultrapassaram os 8%. E aqui está o que é verdadeiramente interessante: a maioria desses anos registou ganhos positivos ao longo do restante do ano, com uma mediana de 8,8%. Além disso, em 89% desses anos, o desempenho anual ultrapassou os 14%, o que é bastante encorajador.
Esses números revelam uma tendência promissora. Embora o desempenho passado não possa garantir resultados futuros, os dados sugerem fortemente perspetivas favoráveis de crescimento a longo prazo.
Será que 2023 será um ano de elevada rendibilidade para o mercado acionista americano?
Dada a atual situação de volatilidade nos mercados financeiros, aliada à persistência da inflação e ao aumento das taxas de juros de referência, existem riscos que podem alterar a tendência de crescimento do S&P 500, tornando impossível prever com precisão o seu desempenho anual.
Considerando a elevada rendibilidade observada anteriormente este ano, será prudente investir agora?
Os dados históricos indicam que uma elevada rendibilidade inicial não impede o crescimento nos meses seguintes. Por outras palavras, resultados positivos no passado não excluem a possibilidade de obter resultados positivos no futuro.
Além disso, uma análise aos dados históricos não revela qualquer tendência de diminuição da rendibilidade anual, tornando o investimento atual uma estratégia atrativa a longo prazo.
Então, devemos investir: sim ou não?
É crucial manter-se vigilante e manter ou até reforçar os planos de investimento. Independentemente do seu nível de experiência em investimentos financeiros, tenha em mente os seguintes aspetos:
- Comece a investir cedo e de forma consistente, especialmente se tiver um horizonte de investimento a longo prazo (5+ anos);
- Adote uma abordagem de “Comprar, Manter e Ajustar”, permitindo que os seus investimentos beneficiem do efeito de capitalização;
- Opte por instrumentos financeiros simples e de baixo custo, como ETFs;
- Tipicamente carteiras que apresentaram um desempenho superior são frequentemente aquelas que foram constituídas há mais tempo.
Fonte: S&P500. Este texto não constitui uma recomendação nem consultoria para investimentos. A Dolat Capital presta consultoria para investimentos de natureza específica aos seus clientes, tendo por base, entre outras, o seu perfil de risco e objetivos financeiros. Rendibilidades passadas não constituem uma garantia de rendibilidades futuras.